top of page

FARTLEK, ou brincar de correr.

Fartlek ou brincar de correr. No meu caso, brincar de pedalar.


A tradução vem do sueco fartlöpning (correr) e lek (brincar), método de treinamento que não é intervalado. Eu indico muito aos meus alunos, pois não treino atletas que precisam seguir à risca uma planilha de treinamento. Abaixo vou explicar o motivo pelo qual gosto tanto deste treinamento.


O Fartlek vai muito bem em minhas aulas de personal, pois a maioria das pessoas que pratica corrida, ciclismo e até natação podem seguir este treino que não tem regras rígidas e nem muito o que seguir, é só ir modificando as principais variáveis, como velocidade e inclinação de acordo com o seu estado de espírito naquela aula/dia, como o exemplo abaixo.


É lógico que nenhum corredor de elite terá os melhores resultados se ficar correndo só o Fartlek. Para ficar claro, consideremos uma pessoa que corre regularmente 45 minutos, 3 vezes por semana, e sua corrida vai até uns 12 kms sem ficar muito ofegante.


Fique claro que este é um exemplo hipotético, adequado para um corredor intermediário.


- Corrida de 5 minutos a 8 kms para aquecer;

- SEGUIDO DE: 1 minuto a 9 kms;

- MAIS 2 minutos a 10 kms;

- E, por último, 1 minuto a 12 ou 12,5 kms;

- E, para recuperar, 1 minuto a 8 kms.


Completando, assim, 10 minutos, podendo ser repetido sem, necessariamente, seguir e os mesmos tempos/velocidades, nos próximos intervalos.


Fazendo assim o seu treino, variando entre 8 a 12 kms, podendo andar até 1 minuto para recuperar. Caso se emplogue em 1 minuto a 13 ou 14 kms por hora, se aguentar. Assim, a própria pessoa faz o seu ritmo para aquele dia, mexendo nas variáveis, “volume” que é o tempo dos intervalos e na “intensidade”, que é a velocidade/inclinação da esteira. Por isso, acho o Fartlek muito interessante. Como disse, não trabalho com atletas e sempre terá um dia ou outro que os alunos dormem mal, não se alimentam adequadamente e, eventualmente, podem ir às aulas até de ressaca uma vez ou outra.


Então, pessoal, bora lá treinar o Fartlek, método também conhecido como brincar de correr, que, no meu caso, são as pedaladas recreativas. Você também pode usar na natação, fazendo cada chegada com uma determinada velocidade.


Lembre-se de procurar um professor habilitado. Para mais informações sobre treinamento e como ter uma boa saúde, assista meus vídeos de saúde no canal do Youtube: JK Personal.


Abaixo uma ótima dica de como ajustar a intensidade dos exercícíos e não provocar quedas em seu sistema imune:


Gostou do texto, curta, compartilhe e me chame inbox ou no Whats para agendar uma aula.



121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page