top of page
  • Admin

Calistenia ou exercícios calistênicos

Atualizado: 18 de nov. de 2020

Você sabe o que é Calistenia? Será uma novidade ou uma antiguidade? Calestenia é algo que já existe há algumas décadas, então, literalmente, é uma antiguidade.


Ultimamente, tenho visto muito o mercado fitness criar novos nomes para lançar algum método “novo” e vender mais planos nas academias. Bom, isso tudo porque outro dia escutei uma pessoa falar que Calestenia era novidade.


Fiz uma pesquisa delimitada com livros de 1951 até 1980 para me ajudar a redigir este texto e dei uma olhada na internet. Em geral, os livros e a internet falam que a origem da palavra vem do grego “kallos” = belo e “stheos” = força.


Antigamente a Calistenia era mais usada na educação física escolar e no exército, mas hoje em dia ela está voltando à moda e tem até academias oferecendo aulas de calistenia, ou aulas calistênicas, que geralmente são compostas por exercícios que compreendem mais movimentos rápidos e cíclicos, com o som de uma música. São feitos somente com o peso corporal ou com a adição de alguns acessórios como halteres, bastões, arcos, varas, entre outros.


É um ótimo tipo de ginástica para se condicionar, emagrecer e até ficar mais ágil para alguns esportes, porém não é o melhor método para quem quer ficar forte, por exemplo, quem busca “hipertrofia”.


Ótimo para se exercitar em casa com poucos acessórios, queimar muitas calorias e nem ver o tempo passar.





Para mais dicas sobre treinamento e como se ter uma boa saúde, assista as aulas no canal do Youtube: JK Personal.


Gostou do texto, curta, compartilhe e me chame inbox, ou no Whatsapp para agendar uma aula.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page