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Princípio da adaptação

Atualizado: 1 de out. de 2023

Já escutei muita gente reclamando de se exercitar com máscara e falo para vocês que se exercitar abaixo do sol/calor de Cuiabá no MT, ou Teresina no Piauí é bem pior. Deve ser por isso que nestas cidades todos acordam cedo, mas vamos direto ao ponto. Semana passada ao acabar uma corrida em Cuiabá, por volta das 8h ou 9h da manhã, resolvi escrever este texto para falar do princípio da Adaptação, pois as primeiras vezes que corri aqui nesse horário, passei mal ficando fraco, pois os vasos "veias e artérias" se dilatam com o calor e a pressão abaixa.


Redigi o texto justamente por isso, eu, professor formado praticante de corrida e ciclismo por tantos anos, passei mal, então me senti na obrigação de explicar para vocês os mecanismos da Adaptação que o corpo passa ao se exercitar em diferentes climas e regiões para que ninguém passe mal, ou saiba quais cuidados tomar quando forem treinar com muito frio, calor, ou em diferentes altitudes.


A capacidade que o corpo humano tem de absorver um estímulo é denominada de Princípio da Adaptação ou Adaptabilidade. Exemplos: Frio, calor, diferentes altitudes, os próprios exercícios ou o uso de máscara.

Este princípio ou stress tem muitas fases, não mencionarei todas. Por exemplo, quando iniciamos uma corrida, o corpo assimila este estímulo e se você estiver apto, maravilha! Caso não, ficará sem fôlego com aquela dor ou pontada na barriga e terá que diminuir o ritmo em breve, mas agora o que fazer quando estiver muito frio, calor ou em diferentes altitudes?



Como citado acima, os vasos se dilatam no calor e no frio se contraem. Quando estiver muito frio, nós devemos dar mais ênfase ao aquecimento e não forçar muito se você for hipertenso, já no calor excessivo o ideal é evitar os horários mais quentes, ou se exercitar em um ambiente com ar condicionado sempre se hidratando muito, pois o calor excessivo faz o corpo transpirar mais, necessitando às vezes ingerir repositores isotônicos em treinos longos.



Já em diferentes altitudes devemos tomar mais cuidado em cidades mais altas, pois tem menos oxigênio em altitudes elevada. Então se você viajar para uma cidade mais alta de onde mora, o indicado é fazer uma ambientação, ou seja, chegar antes caso vá fazer uma prova, ou que faça treinos mais leves só para não deixar se de exercitar caso vá ficar pouco por lá e já em altitudes mais baixas, você pode até forçar mais, seguir os treinos normalmente, pois há mais oxigênio e isso te ajudará.


Outro princípio do treinamento é a individualidade biológica, que sucintamente diz que cada ser humano é único e cada corpo necessita de um tempo diferente de adaptação ao estímulo. Então pessoal, vamos procurar um professor habilitado para orientações boas e condizentes com os Princípios do Treinamento, pois um professor que entende bem o funcionamento do corpo humano, pode prescrever treinos sob as mais diversas condições climáticas.


Para mais dicas sobre treinamento funcional e como se ter uma boa saúde, baixe o nosso e-book e assista as aulas no canal do Youtube: JK Personal.



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Fonte: Princípios do Treinamento Adaptação ou Stress
Autor: Gomes Tubino 
Livro: Metodologia Científica do Treinamento Desportivo.

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